O livro do filme do Ben Affleck.

segunda-feira, 24 de março de 2014 |
Livro:Argo / Autor: Antonio Mendez & Matt Baglio
   Editora: Intrínseca / Número de páginas: 256

Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem. 

Argo - Como a CIA e Hollywood Realizaram o Mais Estranho Resgate da História - Antonio Mendez, Matt Baglio


CARACA! Sabe aquele livro que você fica deixando no final da fila, porque tem certeza absoluta ( isso mesmo, bem redundante) que este vai ser chato pra caramba?! Então, no meu caso esse livro se chama Argo.

Comprei esse livro na Bienal do ano passado, no stand da Intrínseca. Aí, eu li a sinopse, e me interessei principalmente por essa parte "Como a CIA e Hollywood Realizaram o Mais Estranho Resgate da História...". Argo tem uma narrativa super arrastada, principalmente quando tenta  nos ambientar com o contexto político da época. Sério, quando terminei de ler esse livro, dei pulos de alegrias, só faltou estourar uma garrafa de champanhe. 

Infelizmente, não tenho muito o que falar do livro, não achei os personagens legais(só lembro o nome do Antonio, porque ta na capa do livro). Mesmo sendo arrastado, não consegui criar nenhum tipo de afeto pelos personagens, isso porque toda hora tentam te mostrar o contexto político, o que acontece com Teerã, com o Canadá, Estados Unidos e a conxixina.

Pra mim, a melhor parte da história foi o planejamento do resgate, porque eles praticamente fizeram um "brainstorm", até sai o plano mirabolante deles. Bom, a partir daí, pensei que fosse melhorar e tal, mas me enganei. Quando o plano é posto em prática, tudo vai acontecendo muito rápido, fiquei um pouco tenso e acabou. No final, Antonio Mendez conta uma coisa interessante que liga essa revolução em Teerã com outras futuras revoltas no Oriente Médio, inclusive a Primavera Árabe.

Só recomendo a leitura de Argo pra quem curte o estilo, se você nunca leu algo do tipo, e quer experimentar, procure outro livro.

Obs: Dizem que o filme é melhor, é mais dinâmico e tal, vou conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário